Não é raro encontrar profissionais que não sabem dizer quanto tempo demoraram (ou o seu time demora) para executar uma tarefa.
Não sabem qual a velocidade do seu time. Muitos até colocam um número, mas, quase sempre, não é algo calculado com precisão.
De novo, os story points são a chave. Vamos usar como exemplo a realização de uma ação de Carnaval que tenha uma verba estabelecida para utilização em um número determinado de lojas. A ação é composta por diversas tarefas que, por sua vez, se dividem em várias subtarefas (imagine que cada loja tem características próprias). Cada uma dessas subtarefas possui um nível de complexidade que é diferente para cada loja.
Umas podem ter subtarefas mais simples, que usem 2 story points, por exemplo, enquanto outras podem ser mais difíceis, e consumam 4 story points e assim por diante.
No final, é possível calcular quantos story points cada loja demanda e, consequentemente, quanto vai ser gasto em toda a ação dependendo do número de lojas. Um detalhe importante para saber quanto seu time consegue entregar é considerar que, além dos story points, os promotores (ou o profissional que irá realizar a tarefa efetivamente), também têm outras coisas para fazer além das suas demandas e tempo consome story points. É preciso considerar uma margem de “folga” nesse cálculo.
Outra fator que influencia a capacidade de entrega é o nível de maturidade do profissional. Um sênior consegue entregar mais story points que um iniciante, por exemplo.
Resumindo, no final, você o que tem que fazer, sabe quanto cada atividade leva em média para ser feita e sabe quantos story points pode entregar com o seu time atual. Para saber a velocidade do seu time é necessário utilizar sprints de trabalho para medir. Eles podem ser quinzenais ou semanais.
Um time sênior consegue entregar mais story points por semana e, assim, pode ser mais rápido, um time júnior consegue entregar menos story points, então a ação vai demorar mais.
Se ação demanda velocidade, tendo as métricas em mãos, é possível saber se há necessidade de um time maior, de mais prazo, ou mais qualificação da equipe e negociar.
Não adianta prometer uma entrega que não vai acontecer no prazo ou não vai ser feita da maneira correta. É preciso saber quanto a sua equipe consegue entregar de verdade!