O scrum é um método ágil, assim como o kanban. Eles têm propostas diferentes. O kanban organiza o trabalho na medida em que ele chega e precisa ser resolvido, enquanto o scrum é o ideal para o momento do planejamento. E por que?
O primeiro princípio do scrum é contar com uma equipe multidisciplinar. Por exemplo, no Trade, pense em times de promotores com perfis diferentes (um é mais criativo, outro mais organizado, etc.) que têm que executar uma ação em determinada região dentro de um prazo – geralmente um sprint (tempo de organização) de uma semana.
Quando a tarefa é passada para o time, ele – através do líder, o scrum máster – tem autonomia total para decidir quem vai fazer o quê na ação. Cada ação executada é uma user story – um história de usuário.
O time decide então quem deve executar ações ciente da complexidade de cada tarefa e também da sua capacidade para lidar com essa complexidade dentro do prazo.
A realização da tarefa é responsabilidade do time. Se realizar antes, pode ficar de folga no resto do período se quiser. O importante não é o tempo, mas o valor que foi entregue.
Em resumo, o scrum é um planejamento semanal com histórias a serem entregues por um time. O andamento dessas histórias deve ser acompanhando diariamente para que, caso algo não tenha saído como planejado, isso possa ser debatido pelo time no fim da semana e soluções sejam encontradas.
É um método que mantém o time alinhado, com foco curto e resultado rápido.
Assista os vídeos sobre story points e complexidade para ampliar ainda mais o seu entendimento sobre o tema.