O que o profissional de Trade Marketing encontra no seu dia a dia de trabalho?
Imagine o lançamento de um produto. O marketing fez um trabalho de branding muito bom, com base em pesquisas e também na opinião do time de vendas e na análise do consumidor.
Então há todo um processo para que ocorra o lançamento do produto: os estoques têm que estar abastecidos, a regionalidade deve ter sido considerada e as equipes de promotores precisam saber tudo sobre o produto para tirarem eventuais dúvidas no PDV, entre outras coisas.
Após o lançamento é preciso começar a coletar os dados de desempenho do produto e analisar para entender porque a venda foi melhor em um ponto e pior em outro, ou ainda como foi a divulgação do produto ou o trabalho feito pelo responsável e determinada região.
A quantidade de dados quantitativos e também qualitativos que surge nesse momento é grande e as variáveis podem ser inúmeras.
O profissional de Trade Marketing tem a função de acompanhar todos esses processos a, ao final de tudo, com base na análise dos dados coletados, apontar onde o desempenho do produto foi bom, onde foi ruim e o que pode ser corrigido ou melhorado.
Ele cria constantemente uma base de conhecimento específica porque mesmo empresas que atuam em um mesmo segmento ou com matérias primas similares podem ter um desempenho no PDV diferente.